09 dicas para curtir uma viagem sozinha se divertindo sem medo


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

A ideia de viajar sozinha, para quem nunca passou pela experiência, pode parecer um pouco intimidadora a princípio.

Muitas mulheres, ainda que tenham à vontade, deixam de viajar por medo do que possa acontecer devido ao fato de estarem sozinhas.

Porém, essa realidade de medo tende a se transformar em empoderamento e independência, já que cada vez mais mulheres estão deixando seus receios de lado e partindo para as aventuras e delícias que uma viagem na companhia delas mesmas pode proporcionar.

Para que a viagem saia conforme o planejado, os cuidados são os mesmos para qualquer tipo de viagem, tais como obter informações sobre o destino, ter os documentos necessários, além de reservar o local da estadia com antecedência.

O fato de ser mulher não deve ser impedimento para que ninguém tenha receio ou se sinta desestimulada a encarar uma aventura seja a negócio, lazer ou esporte

09 dicas para curtir uma viagem sozinha sem medo e se divertir

08 dicas para curtir uma viagem sozinha

1. Acerte na escolha do destino

Certamente você tem um objetivo em mente ao decidir viajar e para isso a escolha certa se dá a partir das opções que cada destino pode oferecer. Se a viajante for uma adolescente e o intuito for lazer e estudo de idioma, alguns destinos são mais recomendados: destinos que tenham opções de lazer jovens como Estados Unidos, com os parques de diversões ou até mesmo high schools para estudo de idiomas.

2. Planeje alguns detalhes com antecedência

Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados. Como em qualquer viagem, se a intenção é economizar, quanto antes as passagens aéreas forem compradas maior a chance de conseguir tarifas baixas. O mesmo vale para reservas de hotéis, caso você decida ficar em um. O ideal seria procurar, em média, com dois meses de antecedência

3. Não esqueça seus documentos

Verifique com antecedência quais são os documentos necessários para o destino escolhido, tais como passaporte e visto. É importante também sempre andar com seus documentos para evitar possíveis confusões por estar sem eles, principalmente em destinos internacionais. Mantenha também ao menos uma cópia autenticada para possíveis casos de perda ou furto.

09 dicas para curtir uma viagem sozinha sem medo e se divertir

4. Faça um amigo ou amiga local

Mesmo os destinos mais conhecidos podem guardar opções de turismo que somente pessoas locais conhecem.

Para aproveitar sua viagem de uma maneira diferenciada, alguns sites oferecem a possibilidade de se comunicar com pessoas locais do destino selecionado e combinar passeios.

É como ter um guia turístico que entende tudo sobre aquele lugar e também uma companhia para os momentos em que você se sentir só durante a viagem.

5. Saiba o idioma local

Se o seu destino for fora do país, dominar pelo menos o básico do idioma local é de suma importância, visto que você estará sozinha e provavelmente precisará pedir informações aos moradores locais. Se o seu destino é a França, por exemplo, é bom saber que o país é um pouco resistente ao inglês, principalmente nas cidades menores e afastadas de Paris. Saber um pouco do idioma e ter um dicionário com palavras úteis dentro da bolsa facilitará sua estadia.

6. Tenha em mãos telefones úteis

Ter alguns telefones úteis como o da embaixada brasileira daquele local ou da polícia turística, em casos de viagens internacionais, podem te ajudar. Não hesite em contatá-los em caso de dificuldades. É útil também ter anotado o telefone de onde você está hospedada.

7. Saiba administrar seu dinheiro

Lembre-se que você está viajando sozinha, portanto planeje bem quanto vai precisar e mantenha um pouco de dinheiro em papel com você sempre.Nem todos os lugares aceitam cartões e encontrar um banco 24h pode ser uma tarefa árdua. Em casos de viagens internacionais pode haver a necessidade de desbloquear seus cartões no banco para usá-lo na viagem. Verifique qual é a moeda local do destino em questão e faça o câmbio. Existe também a opção de adquirir cartões pré-pagos para eventualidades.

8. Bebidas Alcóolicas

Para quem gosta de tomar uma cervejinha e um bom drink em algum pub ou bar da cidade em que está viajando, sempre fique de olho em seu copo, na sua cidade também. Pessoas má intencionadas existem em todos os lugares.

09 dicas para curtir uma viagem sozinha sem medo e se divertir

9. Você dita o ritmo da viagem

Ao viajar sozinha você é livre para planejar os passeios da forma que preferir.

Diferente de viagens acompanhada, você dita o itinerário de acordo com o que for melhor para você e consequentemente aproveita melhor a viagem, uma dica ótima é contatar uma agência de turismo para ajudar a criar um roteiro bem bacana na sua viagem.