City Tour em Foz do Iguaçu - Porque Conhecer a Mesquita Islâmica


Compartilhe este conteúdo com seus amigos


No City Tour de Foz do Iguaçu tem um ponto de parada que além de muito bonito, é para muitos visitantes, misterioso e intrigante. Trata-se da Mesquita Islâmica. Geralmente visitas em templos religiosos, causam duvidas ou até mesmo desconforto para os visitantes que não estão familiarizados com tais religiões. E bem provavelmente o islamismo seja uma das religiões que mais geram duvidas como “O que pode ou não?”; “O que dá pra fazer?”.

Foi pensando nisso que decidimos esclarecer algumas coisas sobre esse ponto de parada do City Tour de Foz do Iguaçu. Assim quem está planejando a próxima viagem vai poder perceber que a Mesquita Islâmica é um lugar lindo, tranquilo e com muitas curiosidades!

O templo é nomeado Mesquita Omar Ibn Al-Khatab. Omar é o segundo nome mais importante na religião, conforme crenças Sunitas. Fica atrás apenas de Maomé (ou Mohammed), o profeta no islamismo.

Todas as pessoas podem ter acesso à Mesquita?

Para visitas turísticas no templo, sim, todas as pessoas podem ter acesso. Se for visitar em caráter turístico pode ir de segunda à sábado de manhã. Sábado à tarde e domingo, a Mesquita é fechada. Em algumas ocasiões permitem a entrada de visitantes para assistir celebrações religiosas como casamentos por exemplo.

É permitida a entrada de Mulheres na Mesquita Islâmica?

Sabemos que a cultura islâmica tem várias particularidades em relação aos gêneros, então é normal surgir a dúvida sobre a entrada de mulheres e meninas no templo. A resposta para essa pergunta é: Sim, sem o menor problema.

Atenção para as regras de vestimenta:

Para esse passeio não é permitido usar shorts, saia, ou vestidos curtos. Também não pode usar blusa com decote ou que mostre os ombros.

Também será preciso vestir um véu, que é cedido pela própria Mesquita, para cobrir os cabelos. Caso no dia da visita esteja muito calor, é possível alugar a vestimenta (tipo um vestido longo) na própria mesquita, o valor é simbólico, apenas R$3,00 ou então, aconselhamos que vá de calça.

City Tour em Foz do Iguaçu - Porque Conhecer a Mesquita Islâmica

O visitante pode andar por todos os ambientes da Mesquita?

Tem alguns acessos na mesquita que não são permitidos para visitantes. Por isso, terá um espaço delimitado indicando até que ponto é permitido a circulação de visitantes.

A Mesquita é Xiita ou Sunita? E qual a diferença?

A Mesquita Omar é Sunita. Resumindo a explicação sobre a diferença entre Xiitas e Sunitas:

Após a morte de Maomé, o Islã se dividiu nesses dois grupos, Xiitas e Sunitas. A principal diferença está na interpretação do Alcorão, o livro sagrado. E na época da separação, também houveram disputas políticas, pois ambos os grupos discordavam em quem deveria assumir o posto de líder religioso. Os Xiitas conservam as tradições e acham que os líderes religiosos devem ser da linhagem familiar de Maomé. Os Sunitas adotaram o livro que conta a trajetória de Maomé, chamado de Suna. Esse grupo representa cerca de 80% da comunidade islâmica no mundo. Não existe apenas mesquita Sunita em Foz do Iguaçu, os Xiitas também tem sua mesquita, mas ela não é aberta ao público.

É muito importante ressaltar que em Foz do Iguaçu, não há qualquer disputa entre os grupos. Aqui, todos vivem em harmonia e sem brigas.

City Tour em Foz do Iguaçu - Porque Conhecer a Mesquita Islâmica

No City Tour, sempre tem alguém para dar informações e esclarecer questões sobre o islamismo, durante a visita na Mesquita. Eles também oferecem materiais gratuitos para você ler e se informar ainda mais sobre o Islã.

Acredite, o passeio na Mesquita é encantador! Não perca a oportunidade.

A Combo Iguassu te leva para conhecer esta e muitas outras maravilhas! Conheça os melhores passeios em Foz do Iguaçu com uma das mais conceituadas agência de turismo em Foz.

Adquira já seu ingresso online no site: Combo Iguassu

Ligue: +55 (45) 2102-7715

WhatsApp: +55 (45) 9152 6326