Foz do Iguaçu: Marco das 3 Fronteiras ganhará revitalização!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos


 

Foz do Iguaçu: Marco das 3 Fronteiras ganhará revitalização!



Localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o obelisco que simboliza a divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai ganhará novas atrações.


O obelisco simboliza a divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai.


Um dos atrativos mais populares de Foz do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, abandonado há anos, será revitalizado pela Cataratas do Iguaçu S.A. O objetivo é transformar o monumento em uma atração turística mais convidativa, com uma infraestrutura mais moderna, de qualidade, com conforto e segurança para os visitantes.


O Marco das Três Fronteiras marca, geograficamente, a fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil) com as cidades vizinhas de Puerto Iguazú (Argentina) e Puerto Franco (Paraguai). Inaugurado em 1903, o cartão-postal é composto por três estruturas, uma em cada cidade, com as cores da bandeira de cada país.


O marco brasileiro, construído em pedra e cimento, delimita o território e a soberania do Brasil com seus vizinhos: Argentina e Paraguai. O local dispõe de estacionamento, lanchonete, lojas e um mirante de onde é possível observar os três países fronteiriços, e ter um visual incrível do encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná.


Atuando há mais de 15 anos no Parque Nacional do Iguaçu, apoiando a visitação a este Patrimônio Natural da Humanidade, a Cataratas do Iguaçu S.A. quer transformar o atrativo turístico em algo inovador para quem pretende visitá-lo nos próximos anos. O diferencial será a revitalização do local, objetivando o resgate dos aspectos históricos e culturais da região.


Para isto, será feita uma vila de entretenimento, inspirada nas Missões Jesuítas, com instalações cenográficas históricas, buscando resgatar e celebrar a arquitetura dos antigos povos indígenas. Espera-se que a revitalização do espaço aumente o número de turistas e o tempo de permanência dos mesmos na cidade, atingindo os setores de hospedagem, gastronomia e comércio em geral.


Além da vila, outros serviços também serão implementados: haverá três torres temáticas representando as três nações que formam a Tríplice Fronteira, com mirantes e uma trilha alternativa. Os novos caminhos demarcados incentivarão as pessoas a conhecer mais sobre a história da região. O Espaço das Américas irá se transformar em uma instalação para oferecer lazer, cultura e gastronomia para os turistas.


Haverá ainda um píer atendendo os turistas e moradores que queiram conhecer ou fazer passeios de barco. O turista irá dispor ainda de serviços de estacionamento, fotografia, pontos de apoio e atendimento aos visitantes. O prazo para a realização das obras iniciais é de dois anos e o investimento deve ser de R$ 27,8 milhões, com a concessão vencendo em 15 anos.


Considerada a terceira cidade mais procurada por turistas que visitam o Brasil, ficando atrás somente do Rio de Janeiro de Florianópolis, Foz do Iguaçu se caracteriza por sua diversidade cultural e suas belas paisagens. A cidade atrai turistas de todas as partes do mundo que querem conhecer, principalmente, as Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2011 uma das sete maravilhas do mundo; a Usina Hidrelétrica de Itaipu, segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia; o Parque das Aves, um dos maiores parques de aves da América Latina; e também o Marco das Três Fronteiras.