Itaipu Binacional: 3 Opções de Passeios na Maior Usina Hidrelétrica do Mundo


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Quem visita Foz do Iguaçu sabe que a cidade é recheada de atrativos incríveis para conhecer. Um desses lugares é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia do mundo e uma das mais pretensiosas obras de engenharia.

Mas, a Itaipu não é somente uma usina: o local conta com um amplo complexo turístico que recebe mais de 1 milhão de visitantes anualmente. Nos passeios, os turistas conhecem mais sobre a história e o trabalho realizado por lá, além de admirar a grandeza da sua estrutura. Para te ajudar a programar a sua visita ao local, preparamos um guia com as principais informações e passeios da Itaipu Binacional. Continue lendo!

Itaipu Panorâmica

A bordo de um ônibus panorâmico, os turistas fazem um trajeto com algumas paradas pela estrutura da usina, enquanto um guia conta a história da Itaipu e algumas curiosidades. As paradas são no lago reservatório, barragem, Mirante Central, vertedouro e outros pontos. O passeio tem duração de 2h e as saídas ocorrem a cada 30 minutos do Centro de Visitantes.

Itaipu Especial

Um passeio pela parte interna, no coração da usina. Nele, os turistas podem observar as turbinas, a área da catedral de 126 metros e a sala de comando onde trabalham brasileiros e paraguaios. O passeio tem duração de 2h30 e para realizá-lo a idade mínima é de 14 anos. Além disso, é necessário que os turistas usem sapatos fechados sem salto e roupas com comprimento abaixo dos joelhos.

Itaipu Refúgio Biológico

Criado para receber os animais desalojados pela construção do Lago de Itaipu, o Refúgio Biológico Bela Vista é uma importante unidade de conservação de fauna e flora local. Durante as 3h de passeio, os visitantes fazem um trajeto de 2 km por uma trilha dentro da mata nativa, onde podem conhecer animais como quati, jaguatirica, serpentes e onças pintadas.

>> Veja também: O que Fazer em Foz do Iguaçu: Principais Passeios na Cidade

Image

Outros Passeios e Curiosidades

O Complexo Itaipu de turismo também conta com outras atrações como:

Além de ser líder mundial na geração de energia limpa e renovável, a Usina Hidrelétrica de Itaipu possui muitas curiosidades. Veja aqui algumas delas:

  • A altura da barragem principal é equivalente à altura de um prédio de 65 andares (196 metros).
  • A vazão máxima do vertedouro da usina é 40 vezes maior que a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
  • O concreto usado na construção da Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios do Maracanã.
  • O reservatório do Lago de Itaipu tem uma extensão maior que toda a área urbana da cidade de São Paulo (1.350 km²).
  • A Usina de Itaipu tem 20 unidades geradoras de energia. Com apenas uma delas seria possível abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

Dicas e Informações

Para os passeios ao ar livre, leve protetor solar e repelente. O complexo possui estacionamento pago, armários, wi-fi gratuito e praça de alimentação para comodidade dos visitantes.

Os valores, horários dos passeios e ingressos estão disponíveis no site oficial da Itaipu Binacional.

O complexo turístico de Itaipu fica localizado na Av. Tancredo Neves, 6702, em Foz do Iguaçu.

E você? Já visitou a Itaipu? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Imagens: Divulgação (Destino Iguassu) | Flickr (Zig Koch - MTUR).

Atendimento pelo Whatsapp