Compras no Paraguai: Tudo o que Você Precisa Saber antes de Atravessar a Fronteira


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Passar alguns dias em Foz do Iguaçu com certeza inclui compras no Paraguai, em Ciudad del Este. Lá, você vai encontrar produtos que vão desde bolsas, perfumes e acessórios para o lar até equipamentos eletrônicos, como celulares, smartwatch e mais!

Porém, existem algumas orientações para quem quer fazer suas compras sem preocupação. Por exemplo, você sabia que existe uma cota de valor e de itens que para atravessar a fronteira? E você quais são os documentos necessários para atravessar a Ponte da Amizade de forma legal?

Foi pensando nisso que preparamos este post! Confira nossas dicas:

Documentos Necessários para Fazer Compras no Paraguai e Entrar no País

Os documentos aceitos são:

Registro Geral (RG) original e atualizado, com menos de 10 anos de expedição;

Passaporte ou;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também atualizada.

Caso esteja acompanhado pela sua família e filhos, é bom ficar atendo a uma regra: pessoas com menos de 18 anos também precisam apresentar RG ou Passaporte.

Porém, se a criança estiver acompanhada de apenas um dos pais ou por algum responsável legal, é necessário apresentar um dos documentos citados acima e também ter em mãos uma autorização com firma reconhecida em cartório.

Image

Cotas para Compras no Paraguai

A Receita Federal é responsável por determinar a cota, ou seja, o limite de valor que se pode gastar em Ciudad del Este. Assim, quando atravessar a ponte, saiba que suas compras no Paraguai não podem passar de U$300 (trezentos dólares), o equivalente a, aproximadamente, R$ 1.250,00* (mil duzentos e cinquenta reais).

*Na cotação do dólar a R$4,17.

Caso você ultrapasse esse valor, é necessário declarar suas compras na Receita Federal, que fica localizada na Aduana Brasileira. Lá, você terá que pagar impostos sobre o valor excedido para poder levar suas compras para casa.

Por exemplo: Se você comprar U$400 o imposto vai ser cobrado em cima dos U$100 que ultrapassaram a cota.

Assim, é bom lembrar de guardar as notas de cada item adquirido, pois elas serão seu comprovante do valor gasto.

O que Não Pode ser Trazido para o Brasil?

Alguns itens são proibidos de serem trazidos para o Brasil e ficarão apreendidos na Receita Federal caso você tente atravessar a ponte tendo algum deles em posse. São eles:

  • réplicas de arma de fogo;
  • produtos com organismos geneticamente falsificados;
  • cigarros e bebidas que não são comercializados em território brasileiro;
  • qualquer tipo de animal sem permissão ou licença;
  • agrotóxicos;
  • entorpecentes;
  • remédios;
  • pneus.

Com essas dicas, suas compras no Paraguai vão ser muito mais tranquilas e sua viagem para Foz do Iguaçu com certeza será inesquecível!

Tem mais alguma dica sobre compras no Paraguai? Conte para a gente! Aproveite e compartilhe essas orientações com seus amigos.

Imagens: Wikimedia Commons (Cmasi); Pexels (Burst)

Atendimento pelo Whatsapp